Espaço Psique

Saiba por que a sua empresa precisa de um Psicólogo Organizacional e do Trabalho

A gestão de pessoas é, com certeza, um desafio para a maioria das empresas. Contratar pessoas é mais que procurar alguém para executar determinado trabalho. Significa investir em alguém para que ele exerça sua atividade da melhor forma possível. Portanto, escolher bem essas pessoas e oferecer treinamento e desenvolvimento a cada uma delas se torna fundamental para o sucesso da empresa e do trabalhador.

É diretamente com as pessoas que a Psicologia Organizacional e do Trabalho atua. Esse profissional analisa diversos aspectos da empresa para indicar, treinar e desenvolver competências que ajudarão a sua empresa a crescer.

Atribuições do Psicólogo Organizacional na empresa

Entre as atribuições do Psicólogo Organizacional, podemos citar a de recrutamento e seleção, treinamentos, melhoria do clima organizacional, e tudo que esteja relacionado aos objetivos estratégicos da empresa com relação aos funcionários. Nesse sentido, o profissional da psicologia será uma ponte entre os recursos humanos e o objetivo da organização, entendendo que esse equilíbrio é fundamental para o sucesso.

Veja abaixo as áreas de atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho:

Diagnóstico organizacional

Recrutamento e seleção

Análise de cargos e tarefas

Análise da cultura organizacional

Planos de carreira

Coaching

Avaliação de desempenho

Análise de perfil profissional

Mediação de conflitos

Treinamento e desenvolvimento

Desenvolvimento de equipes - liderança

Pesquisa de clima organizacional

Programa de qualidade de vida no trabalho

Programas de aposentadoria

Orientação profissional

Como o trabalho é feito

Para realizar o trabalho, o psicólogo começa com as análises para identificar a situação atual da empresa, quais os desafios e objetivos. Nessa etapa são levantadas as ações necessárias e é feito um planejamento de curto, médio e longo prazo de atuação junto aos recursos humanos da empresa.

O trabalho pode envolver os diretores da empresa, trabalhando questões como liderança, desenvolvimento de equipes e mudança de clima organizacional, carreira e aposentadoria. Outra forma de trabalho é atuar de forma global, com todos os colaboradores ou com aqueles em posições estratégicas. Aqui podem ser propostos treinamentos específicos, programas de qualidade de vida no trabalho e cursos com o objetivo de aumentar a produtividade.

Já no caso do Recrutamento e Seleção, o psicólogo traça o melhor perfil para a empresa e busca esses profissionais no mercado. Além da questão técnica, é valorizado o âmbito humano do futuro colaborador, entendendo que ele precisa se enquadrar na visão, missão e valores da organização.

Portanto, a Psicologia Organizacional e do trabalho detém técnicas específicas para diagnóstico empresarial e para definir e implementar ações que contribuam efetivamente para a qualidade de vida no trabalho. Essa ação traz inúmeros benefícios para a empresa.

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