A gestão de pessoas é, com certeza, um desafio para a maioria das empresas. Contratar pessoas é mais que procurar alguém para executar determinado trabalho. Significa investir em alguém para que ele exerça sua atividade da melhor forma possível. Portanto, escolher bem essas pessoas e oferecer treinamento e desenvolvimento a cada uma delas se torna fundamental para o sucesso da empresa e do trabalhador.
É diretamente com as pessoas que a Psicologia Organizacional e do Trabalho atua. Esse profissional analisa diversos aspectos da empresa para indicar, treinar e desenvolver competências que ajudarão a sua empresa a crescer.
Atribuições do Psicólogo Organizacional na empresa
Entre as atribuições do Psicólogo Organizacional, podemos citar a de recrutamento e seleção, treinamentos, melhoria do clima organizacional, e tudo que esteja relacionado aos objetivos estratégicos da empresa com relação aos funcionários. Nesse sentido, o profissional da psicologia será uma ponte entre os recursos humanos e o objetivo da organização, entendendo que esse equilíbrio é fundamental para o sucesso.
Veja abaixo as áreas de atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho:
Diagnóstico organizacional
Recrutamento e seleção
Análise de cargos e tarefas
Análise da cultura organizacional
Planos de carreira
Coaching
Avaliação de desempenho
Análise de perfil profissional
Mediação de conflitos
Treinamento e desenvolvimento
Desenvolvimento de equipes - liderança
Pesquisa de clima organizacional
Programa de qualidade de vida no trabalho
Programas de aposentadoria
Orientação profissional
Como o trabalho é feito
Para realizar o trabalho, o psicólogo começa com as análises para identificar a situação atual da empresa, quais os desafios e objetivos. Nessa etapa são levantadas as ações necessárias e é feito um planejamento de curto, médio e longo prazo de atuação junto aos recursos humanos da empresa.
O trabalho pode envolver os diretores da empresa, trabalhando questões como liderança, desenvolvimento de equipes e mudança de clima organizacional, carreira e aposentadoria. Outra forma de trabalho é atuar de forma global, com todos os colaboradores ou com aqueles em posições estratégicas. Aqui podem ser propostos treinamentos específicos, programas de qualidade de vida no trabalho e cursos com o objetivo de aumentar a produtividade.
Já no caso do Recrutamento e Seleção, o psicólogo traça o melhor perfil para a empresa e busca esses profissionais no mercado. Além da questão técnica, é valorizado o âmbito humano do futuro colaborador, entendendo que ele precisa se enquadrar na visão, missão e valores da organização.
Portanto, a Psicologia Organizacional e do trabalho detém técnicas específicas para diagnóstico empresarial e para definir e implementar ações que contribuam efetivamente para a qualidade de vida no trabalho. Essa ação traz inúmeros benefícios para a empresa.